Sunday 28 April 2019

Definição do sistema bilateral de negociação


Comércio bilateral O que é um comércio bilateral Um comércio bilateral é o intercâmbio de bens entre dois países que facilita o comércio e o investimento, reduzindo ou eliminando as tarifas. Cotas de importação. Restrições de exportação e outras barreiras comerciais. Nos Estados Unidos, o Escritório de Assuntos Comerciais Bilaterais ajuda a minimizar os déficits comerciais através da negociação de acordos de livre comércio com novos países, apoiando e melhorando os acordos comerciais existentes, promovendo o desenvolvimento econômico no exterior e muito mais. Os Estados Unidos têm acordos bilaterais de livre comércio com a Austrália, Bahrein, Canadá, Chile, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Honduras, Israel, Jordânia, México, Marrocos, Nicarágua, Omã, Peru e Cingapura, representando um Grande parte das exportações totais dos EUA. BAIXO Comércio bilateral O objetivo dos acordos comerciais bilaterais é ampliar o acesso entre os mercados de dois países e aumentar o crescimento econômico dos países. As operações comerciais são padronizadas em cinco áreas gerais como um método para evitar que um país roube outros produtos inovadores, despeje produtos a um custo pequeno ou use subsídios injustos. Os acordos comerciais bilaterais padronizam os regulamentos, os padrões trabalhistas e as proteções ambientais. Vantagens e desvantagens do comércio bilateral Os acordos comerciais bilaterais são mais facilmente negociados do que os acordos comerciais multilaterais porque envolvem apenas dois países. Os acordos bilaterais produzem efeitos mais rápidos e reduzem os benefícios comerciais mais rapidamente do que os acordos multilaterais. Quando as negociações para um acordo comercial multilateral não funcionam, muitas nações negociam acordos bilaterais. Contudo, os acordos comerciais bilaterais desencadeiam acordos concorrentes entre outros países. Isso pode tirar as vantagens que o Acordo de Livre Comércio (FTA) confere entre as duas nações originais. Exemplos de comércio bilateral Em outubro de 2017, os Estados Unidos e o Brasil chegaram a um acordo que estabeleceu uma longa disputa de algodão na Organização Mundial do Comércio (OMC). O Brasil encerrou o processo de algodão, renunciando aos direitos de contramedidas contra o comércio dos EUA ou outros processos na disputa. O Brasil também concordou em não trazer novas ações da OMC contra programas de apoio ao algodão nos EUA, enquanto o atual Bill Farm dos EUA está em vigor ou contra as garantias de crédito à exportação agrícola no âmbito do programa GSM-102. Por causa do acordo, as empresas americanas já não enfrentam contramedidas como o aumento das tarifas totalizando centenas de milhões de dólares por ano. Em março de 2017, o governo dos EUA e o governo do Peru chegaram a um acordo eliminando as barreiras para as exportações de carne de bovino dos Estados Unidos para o Peru que estavam em vigor desde 2003. O acordo abriu um dos mercados de mais rápido crescimento na América Latina. Em 2017, os Estados Unidos exportaram para o Peru 25,4 milhões de carne bovina e produtos à base de carne bovina. A remoção dos requisitos de certificação pesados ​​de Perus, chamado de programa de verificação de exportação, foi feito como forma de assegurar que os fazendeiros americanos expandissem o acesso ao mercado. O acordo reflete a classificação de risco insignificante dos EUA para a encefalopatia espongiforme bovina (BSE) pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Os Estados Unidos e o Peru concordaram em mudanças nas declarações de certificação que produzem produtos de carne bovina e bovina de estabelecimentos dos Estados Unidos inspecionados pelo governo federal elegíveis para exportação para o Peru, em vez de apenas produtos de carne e carne de estabelecimentos que participam da verificação de exportação do Serviço de Marketing Agrícola do USDA (EVS). ) Nos requisitos de certificação anteriores. ORGANIZAÇÃO DO COMÉRCIO DO MUNDO ENTENDENDO A OMC: BÁSICOS Princípios do sistema comercial Os acordos da OMC são longos e complexos porque são textos legais que cobrem uma ampla gama de atividades. Eles lidam com: agricultura, têxteis e roupas, bancos, telecomunicações, compras governamentais, padrões industriais e segurança de produtos, regulamentos de saneamento de alimentos, propriedade intelectual e muito mais. Mas uma série de princípios simples e fundamentais são executados em todos esses documentos. Esses princípios são a base do sistema multilateral de comércio. Um olhar mais atento sobre estes princípios: clique no botão para abrir um item. Uma árvore para navegação no site será aberta aqui se você ativar o JavaScript no seu navegador. 1. Nação mais favorecida (MFN): tratar outras pessoas de forma igual nos termos dos acordos da OMC, os países normalmente não podem discriminar entre seus parceiros comerciais. Conceda a alguém um favor especial (como uma taxa de direito aduaneiro mais baixo para um de seus produtos) e você deve fazer o mesmo para todos os outros membros da OMC. Este princípio é conhecido como tratamento de nação mais favorecida (NMF) (ver caixa). É tão importante que seja o primeiro artigo do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT). Que rege o comércio de bens. A NMF também é uma prioridade no Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (AGCS) (Artigo 2) e no Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados com o Comércio (TRIPS) (Artigo 4), embora em cada acordo o princípio seja tratado de forma ligeiramente diferente . Juntos, esses três acordos abrangem as três principais áreas de comércio tratadas pela OMC. Algumas exceções são permitidas. Por exemplo, os países podem estabelecer um acordo de comércio livre que se aplica apenas a bens comercializados dentro do grupo discriminando produtos de fora. Ou podem oferecer aos países em desenvolvimento um acesso especial aos seus mercados. Ou um país pode criar barreiras contra produtos que são considerados negociados de forma injusta em países específicos. E em serviços, os países podem, em circunstâncias limitadas, discriminar. Mas os acordos só permitem essas exceções em condições estritas. Em geral, o NMF significa que cada vez que um país abaixa uma barreira comercial ou abre um mercado, tem que fazê-lo pelos mesmos bens ou serviços de todos os seus parceiros comerciais, sejam eles ricos ou pobres, fracos ou fortes. 2. Tratamento nacional: o tratamento de estrangeiros e locais de origem. Os bens importados e produzidos localmente devem ser tratados pelo menos, pelo menos, depois que os bens estrangeiros entraram no mercado. O mesmo deve ser aplicado aos serviços nacionais e estrangeiros, bem como a marcas comerciais, direitos autorais e patentes estrangeiras e locais. Este princípio de tratamento nacional (que dá aos outros o mesmo tratamento que os próprios nacionais) também é encontrado em todos os três principais acordos da OMC (artigo 3º do GATT, artigo 17 do AGCS e artigo 3º do TRIPS), embora mais uma vez o princípio seja tratado Um pouco diferente em cada um destes. O tratamento nacional só se aplica quando um produto, serviço ou item de propriedade intelectual entrou no mercado. Por conseguinte, a cobrança de direitos aduaneiros sobre uma importação não constitui uma violação do tratamento nacional, mesmo que os produtos produzidos localmente não sejam cobrados de um imposto equivalente. Comércio mais livre: gradualmente, através da negociação de volta ao topo Abaixar as barreiras comerciais é um dos meios mais óbvios de encorajar o comércio. As barreiras em questão incluem direitos aduaneiros (ou tarifas) e medidas como proibições de importação ou cotas que restringem as quantidades seletivamente. De tempos em tempos, outras questões, como a burocracia e as políticas cambiais, também foram discutidas. Desde a criação do GATT em 1947-48, houve oito rodadas de negociações comerciais. Uma nona rodada, no âmbito da Agenda de Desenvolvimento de Doha, está em andamento. No início, estes focaram na redução de tarifas (direitos aduaneiros) em bens importados. Como resultado das negociações, em meados da década de 1990, as taxas arancelarias dos países industrializados sobre os bens industriais caíram de forma constante para menos de 4. Mas, na década de 1980, as negociações se expandiram para cobrir barreiras não tarifárias sobre os bens e para as novas áreas Tais como serviços e propriedade intelectual. Abertura de mercados pode ser benéfica, mas também requer ajuste. Os acordos da OMC permitem que os países introduzam mudanças gradualmente, através da liberalização progressiva. Os países em desenvolvimento geralmente são mais demorados para cumprir suas obrigações. Previsibilidade: através da vinculação e transparência de volta ao topo Às vezes, prometer não criar uma barreira comercial pode ser tão importante quanto a redução de um, porque a promessa dá às empresas uma visão mais clara das suas oportunidades futuras. Com estabilidade e previsibilidade, o investimento é encorajado, os empregos são criados e os consumidores podem aproveitar plenamente os benefícios da escolha da concorrência e preços mais baixos. O sistema multilateral de comércio é uma tentativa dos governos de tornar o ambiente empresarial estável e previsível. O Uruguay Round aumentou as ligações Percentagens de tarifas vinculadas antes e depois das conversas de 1986-94 (São linhas tarifárias, portanto as percentagens não são ponderadas de acordo com o volume ou valor comercial) Na OMC, quando os países concordam em abrir seus mercados por bens ou serviços , Eles comprometem seus compromissos. Para os bens, estas ligações equivalem a limites máximos das tarifas aduaneiras. Às vezes, os países importam as importações a taxas inferiores às taxas consolidadas. Freqüentemente, esse é o caso nos países em desenvolvimento. Nos países desenvolvidos, as taxas realmente cobradas e as taxas consolidadas tendem a ser as mesmas. Um país pode mudar suas ligações, mas apenas depois de negociar com seus parceiros comerciais, o que poderia significar compensá-los pela perda de comércio. Uma das realizações das negociações comerciais do Uruguay Round foi aumentar o volume de negócios sob compromissos vinculativos (ver tabela). Na agricultura, 100 dos produtos agora possuem tarifas consolidadas. O resultado de tudo isso: um grau substancialmente maior de segurança do mercado para comerciantes e investidores. O sistema também tenta melhorar a previsibilidade e a estabilidade de outras formas. Uma maneira é desencorajar o uso de cotas e outras medidas usadas para estabelecer limites sobre as quantidades de importações que administram cotas podem levar a mais burocracia e acusações de jogo injusto. Outro é fazer com que os países negociem regras tão claras quanto públicas (transparentes) quanto possível. Muitos acordos da OMC exigem que os governos divulguem suas políticas e práticas publicamente no país ou notificando a OMC. A vigilância regular das políticas comerciais nacionais através do Mecanismo de Revisão das Políticas Comerciais constitui um meio adicional de incentivar a transparência, tanto no plano nacional quanto a nível multilateral. A OMC às vezes é descrita como uma instituição de livre comércio, mas isso não é inteiramente exato. O sistema permite tarifas e, em circunstâncias limitadas, outras formas de proteção. Mais precisamente, é um sistema de regras dedicado à competição aberta, justa e não distorcida. As regras em matéria de não discriminação e tratamento nacional NMN destinam-se a garantir condições equitativas de comércio. Assim também são aqueles em dumping (exportando abaixo do custo para ganhar participação de mercado) e subsídios. As questões são complexas e as regras tentam estabelecer o que é justo ou injusto e como os governos podem responder, em particular mediante a cobrança de taxas de importação adicionais calculadas para compensar os danos causados ​​pelo comércio injusto. Muitos dos outros acordos da OMC visam apoiar a concorrência leal: na agricultura, propriedade intelectual, serviços, por exemplo. O acordo sobre contratos públicos (um acordo plurilateral porque é assinado por apenas alguns membros da OMC) estende as regras da concorrência às compras de milhares de entidades governamentais em muitos países. E assim por diante. Incentivar o desenvolvimento e a reforma econômica de volta ao topo O sistema da OMC contribui para o desenvolvimento. Por outro lado, os países em desenvolvimento precisam de flexibilidade no tempo que tomam para implementar os acordos de sistemas. E os próprios acordos herdam as disposições anteriores do GATT que permitem assistência especial e concessões comerciais para países em desenvolvimento. Mais de três quartos dos membros da OMC são países em desenvolvimento e países em transição para economias de mercado. Durante os sete anos e meio da Rodada do Uruguai, mais de 60 desses países implementaram programas de liberalização comercial de forma autônoma. Ao mesmo tempo, os países em desenvolvimento e as economias em transição eram muito mais ativos e influentes nas negociações da Rodada Uruguai do que em qualquer rodada anterior, e ainda mais na atual Agenda de Doha para o Desenvolvimento. No final da Ronda do Uruguai, os países em desenvolvimento estavam preparados para assumir a maioria das obrigações exigidas aos países desenvolvidos. Mas os acordos lhes conferiram períodos de transição para se adaptar às disposições mais desconhecidas e, talvez, difíceis da OMC, particularmente para os países mais pobres e menos desenvolvidos. Uma decisão ministerial adotada no final da rodada diz que países melhores devem acelerar a implementação de compromissos de acesso ao mercado em bens exportados pelos países menos desenvolvidos, e busca maior assistência técnica para eles. Mais recentemente, os países desenvolvidos começaram a permitir importações duty-free e sem contingentes para quase todos os produtos dos países menos desenvolvidos. Com tudo isso, a OMC e seus membros ainda estão passando por um processo de aprendizagem. A atual Agenda de Doha para o Desenvolvimento inclui as preocupações dos países em desenvolvimento quanto às dificuldades que enfrentam na implementação dos acordos da Rodada Uruguai. O sistema de negociação deve ser. Sem discriminação, um país não deve discriminar entre seus parceiros comerciais (dando-lhes o status de país mais favorecido ou MFN) e não deve discriminar entre seus próprios produtos e serviços, nacionais ou nacionais (dando-lhes tratamento nacional) barreiras mais livres As negociações de empresas estrangeiras previsíveis, investidores e governos devem estar confiantes de que as barreiras comerciais (incluindo tarifas e barreiras não tarifárias) não devem ser levantadas de forma arbitrária e os compromissos de abertura de mercado estão vinculados na OMC mais competitivo desencorajando práticas desleais, como subsídios à exportação e Despejar produtos com custos inferiores para ganhar participação de mercado mais benéfico para os países menos desenvolvidos, dando-lhes mais tempo para ajustar, maior flexibilidade e privilégios especiais. Isso parece uma contradição. Isso sugere um tratamento especial, mas na OMC, na verdade, significa que a não discriminação trata praticamente todos igualmente. Isto é o que acontece. Cada membro trata todos os outros membros igualmente como parceiros comerciais mais favorecidos. Se um país melhora os benefícios que dá a um parceiro comercial, ele deve dar o mesmo melhor tratamento a todos os outros membros da OMC para que todos eles permaneçam mais favorecidos. O estado da nação mais favorecida (MFN) nem sempre significou tratamento igual. Os primeiros tratados bilaterais de NMF criaram clubes exclusivos entre os parceiros comerciais mais favoráveis ​​do país. No âmbito do GATT e agora a OMC, o clube MFN não é mais exclusivo. O princípio NMF garante que cada país aprecie seus mais de 140 colegas por igual. Mas há algumas exceções. Sistema de negociação bilateral Resumo: Neste artigo, vamos discutir sobre o sistema comercial bilateral. Agora, um dia, a maioria dos países, desenvolvidos e em desenvolvimento, estão indo para o sistema de comércio bilateral. A popularidade do sistema de comércio bilateral está aumentando dia a dia. O número de acordos comerciais bilaterais aumentou bastante na última década. Atualmente, o número total de acordos comerciais bilaterais em todo o mundo ultrapassou as marcas de trezentos dígitos. Na região da Ásia-Pacífico, o número de comércio bilateral triplicou nos últimos cinco anos. A economia global também mudou durante a última década. Portanto, neste cenário em mudança, mais países estão indo para o sistema de comércio bilateral. Os países da União Europeia estão agora muito interessados ​​em estabelecer acordos bilaterais com os países asiáticos. A Organização Mundial do Comércio celebrou vários acordos bilaterais com os Estados Unidos da América. Em um sistema de comércio bilateral, dois países estabeleceram um acordo comercial entre eles. De acordo com os termos e considerações escritas no acordo, a negociação entre esses dois está concluída. É útil para ambos os países, porque um país pode atingir o petróleo, enquanto o outro é rico em tecnologia. Portanto, esses dois países podem concordar em trocar e trocar petróleo por novas tecnologias ou vice-versa. Em 2006, os EUA fizeram um acordo comercial com a República Popular da China. O acordo entre o gigante de duas empresas do mundo foi extremamente importante para o resto do mundo. Ambos os países são tecnicamente alcançados, embora a economia da China ainda esteja em desenvolvimento. Este acordo apreendeu a guerra fria entre os EUA ea China até certo ponto. Por isso, é visto que o sistema comercial bilateral tem também um impacto significativo nas questões políticas globais. A crescente popularidade dos acordos comerciais bilaterais apenas prova a afirmação acima.

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